FUNGOS! Uma companhia nem sempre agradável…

PARTE I – O FUNGO MAU!

Cada vez mais se ouve falar em fungos das unhas,  infecção fúngica, fungos na pele e nós achámos por bem alertar as nossas queridas amigas.

Vamos conhecê-los.

Os fungos não são considerados nem vegetais nem animais, até 1969 eram considerados como sendo do reino vegetal, mas a partir dessa data verificou-se que não reuniam as características e passaram a ser considerados “um reino à parte”.

Há diverso tipo de enfermidades e doenças que advêm dos fungos. Umas porque eles invadiram o mundo à nossa volta, outras porque se instalaram directamente no corpo humano, e em nenhuma dessas situações são companhias agradáveis, sendo até muito difíceis de erradicar.

A maior parte dos fungos que nos incomodam mais, gostam de se reproduzir um locais húmidos, escuros e quentes.

Vamos conhecer alguns problemas de saúde causados por fungos:

Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por manchas arredondadas com presença com comichão.

Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.

Tinea da virilha: micose superficial que causa muita comichão. Atinge pernas e virilhas.

Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.

Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.

Histoplasmose: infecção fúngica.

Onimicose (micose das unhas): infecção causada por fungos e que atinge as unhas.

Na ideia inicial deste artigo constava a ilustração de alguns problemas causados por fungos na pele ou unhas, porém, achámos que as imagens poderiam de alguma forma ser demasiado expressivas para algumas leitoras.

Deixamos assim a nota, que se detectar alguma mancha estranha de coloração rosada, que se alastra, comichão ou desconforto na pele que persiste, não deixe o caso ganhar maior proporção. Vá de imediato a um dermatologista que é com certeza conhecedor da melhor solução para o seu caso.

As infecções fúngicas, quer da pele quer das unhas são altamente contagiosas. Material de pedicure e manicure mal esterilizado, ou estabelecimentos que não sejam de confiança podem ser locais de propagação destes organismos. Os fungos das unhas dos pés, por exemplo, são dificílimos de erradicar e para tal muitas vezes é necessária uma acção conjunta entre substancias de aplicação directa na unha (vernizes, cremes, spray) em conjunto com soluções por via oral (em comprimido). Todo o cuidado é pouco!

Por altura do verão a propagação fúngica aumenta, e com o calor, o nosso corpo fica mais quente, soado e propício a ser “atacado” sem nos darmos conta. Em relação aos pés, o calçado sempre fechado, por vezes demasiado quente, ou até erros comuns como tomar um duche e com a pressa não deixarmos secar devidamente as unhas calcando de imediato um par de ténis, botas ou sapatos fechados, tornam-nos terreno fértil para que estes invasores causem os seus estragos e incómodos.

Tenha então em atenção a prevenção:

Deixe secar bem os seus pés e unhas e nunca se calce com os pés ainda húmidos.

Quando pratica exercício, o seu corpo aquece e soa, por isso, tome um duche tépido e seque-se bem antes de se vestir.

Frequente estabelecimentos de confiança.

Lave sempre as toalhas de banho com água quente e nunca as volte a utilizar se ainda estiverem húmidas do seu último duche.

Antes de utilizar o seu corta-unhas passe-o sempre por água a ferver e álcool. Repita o procedimento no final da utilização.

Lave as escovas de cabelo com regularidade, deixando-as de molho por 15 minutos numa taça com água muito quente e lixivia.

por equipa UltraFeminina

equipa.ultrafeminina@gmail.com


ultrafeminina.pt é mais que um endereço, é o nome da sua nova amiga, da sua nova atitude e do seu novo refugio secreto. Porque ser feminina não basta... é preciso ser ultra feminina!