IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO ORGANISMO

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO ORGANISMO

O solvente da vida! É a água em estado líquido que transforma este nosso planeta no lar ideal.

Tão comum que muitas vezes não lhe damos a importância devida e por isso nunca é demais ressalvar que um adulto deve ingerir entre 1.5l – 2l de água por dia faseadamente.

VEJAMOS:

70% do peso do nosso organismo adulto é composto de água – 75-80% em neonatais, até aos 12 meses 65%, e na adolescência 55% para o sexo feminino e 60% para o masculino. É notável!

Perdemos água através de processos naturais pela urina, fezes, suor e até pelo processo respiratório.

Beber água com sabores não é o mesmo que bebê-la ao natural. Este líquido é isento de sabor e cheiro por isso, na teoria agrada a toda a gente.

Quem não ingere a quantidade necessária fica desidratado, mas não só, episódios de vómitos, diarreias, febre ou exercício superior ao que o nosso organismo está habituado bem como algumas problemáticas de saúde podem contribuir para esta situação que no seu estado moderado pode causar secura da boca, sede, tonturas, cansaço e até desmaios e pele seca que quando beliscada demora a voltar ao seu estado normal.

Grande parte das pessoas sofre de desidratação moderada, ou seja, ingere diariamente uma quantidade insuficiente de líquidos.

Os sumos e refrigerantes não substituem a água.

A cor da sua urina será o melhor indicador para verificar se está desidratado. A urina quer-se muito clara, logo amarelo intenso ou mesmo de cor âmbar podem indicar que não está a ingerir a água que deveria. A sua sede nem sempre é um indicador fiável.

Uma desidratação severa pode conduzir à morte. O organismo apresenta melhor resistência à fome do que à sede.

Um corpo bem hidratado, de dentro para fora apresenta cabelos mais brilhantes e resistentes, pele mais elástica, unhas menos quebradiças entre outras características que consideramos bonitas… por isso, a água também nos deixa belas, para além de reduzir a sensação de fome.

Mas tudo tem o seu basta e por isso, não se ponha a beber água descontroladamente pois arrisca-se a deitar tudo a perder… o excesso de água desequilibra a concentração de sódio no sangue porque o dilui e os rins são obrigados a trabalhar aceleradamente para processar tanto líquido. Lembre-se que 1.5l – 2l é o valor médio para um adulto “normal”, se precisar mais ou menos que isso, o seu médico há-de informá-la.

Beba água… pela sua saúde!

Por equipa UltraFeminina

equipa.ultrafeminina@gmail.com


ultrafeminina.pt é mais que um endereço, é o nome da sua nova amiga, da sua nova atitude e do seu novo refugio secreto. Porque ser feminina não basta... é preciso ser ultra feminina!