ELA É ULTRA – HELENA ISABEL – ACTRIZ

ELA É ULTRA – HELENA ISABEL – ACTRIZ

“Faço parte de uma geração que lutou muito para que a mulher tenha o lugar que merece na nossa sociedade.”

Helena Isabel é uma actriz de reconhecido nome e talento, mas é também uma mulher elegante, sofisticada e de um charme que nos deixou absolutamente encantados. 

Estreou-se no teatro profissional, em 1969 –  Teatro Variedades com a Companhia de Teatro Alegre. Passou ainda pela comédia e teatro de revista, é uma das fundadoras do Teatro Ádoque, em 1974. Integrou a Companhia Laura Alves instalada no ABC.

Passou então por várias companhias de Teatro, entre elas Grupo 4, Bonecreiros, Teatro Novo Grupo.

Participou na primeira telenovela portuguesa “Vila Faia ( RTP – 1982 )”.

Com a sua prestação no filme “Os Abismos da Meia.Noite” (António Macedo) recebeu o prémio de melhor actriz pelo Instituto Português de Cinema, no ano de 1983.

 Trabalhou com Herman José nos programas: “O Tal Canal” e “Hermanias” e ainda, em televisão, “”Comédias d’’Ouro”” (Filipe La Féria), um programa de teatro televisivo. Representa na peça ” A Maluquinha de Arroios”. Já tinha entrado no filme de 1970 com o mesmo nome.

Seguem-se algumas telenovelas e espectáculos de teatro como: “”A Partilha” de Miguel Falabella”, ““Uma noite no Paraíso””  (Fernando Gomes), ““Mulheres frente ao Espelho”” (Eduardo Galán) , “”Jantar de Idiotas”” (Francis Veber) e ““O Chato”” do mesmo autor.

Participou ainda em em dois festivais da canção. Em 1974 com ” Canção sollidão”, ficando em 6º lugar, e em 1983 com ” E afinal quem és tu?” ficando em 3º lugar.

Em 1995, Helena Isabel regressou ao cinema para participar no filme indiano “Shejar” de Raju Parsekar.
O ano de 1999 ficou marcado pela estreia no canal privado TVI, onde integrou o elenco da série “Todo o Tempo doMundo”. No ano seguinte, voltou à RTP, onde apareceu na telenovela “Ajuste de Contas”, e entrou no filme francês “Combat d’Amour en Songe”, de Raul Ruiz.

No entanto, tudo isto é somente uma amostra de todo o contributo de Helena Isabel, quer para o universo da televisão, do cinema ou do teatro. Uma mulher com um talento de “mão-cheia”.

10602845_10153130220869408_613027264_n
Helena Isabel – Actriz – UltraSelfie

UltraFeminina.pt – Como descreve a sua vivência enquanto mulher / ser feminino?

Faço parte de uma geração que lutou muito para que a mulher tenha o lugar que merece na nossa sociedade. Desde a luta pela igualdade laboral, consequência da revolução de Abril, que nos permitiu fazer valer os nossos direitos no trabalho, até a uma revolução de mentalidades no que diz respeito à valorização da mulher enquanto indivíduo produtivo. Deixámos de ser programadas para casar e ter filhos mas também para ter um papel activo na nossa sociedade. Hoje estamos na política, nos centros de decisão, nas faculdades, nos cargos de chefia das empresas, etc… No que me diz respeito, comecei a trabalhar muito nova num meio (artístico e intelectual) em que a mulher sempre foi respeitada.

UltraFeminina.pt – Como se vê daqui por 10 anos? Já alguma vez pensou nisso?

Daqui a dez anos, espero continuar a ter genica para trabalhar e fazer aquilo que gosto. No fundo, espero continuar a sentir-me útil a quem me rodeia.

UltraFeminina.pt – Quais os seus rituais de beleza indispensáveis? Quer partilhar um segredo de beleza com as nossas leitoras?

Penso que o verdadeiro segredo de beleza é estarmos de bem com a vida, o que cada vez é mais difícil nos tempos conturbados em que vivemos. Mas não podemos deixar que nos tirem a alegria de viver e a capacidade de nos apaixonarmos, que é isso que nos mantém jovens. Claro que também há umas pequenas ajudas que podemos explorar. Cuidados com a alimentação e muito exercício. Uns certos cuidados com a nossa pele. Limpá-la, hidratá-la e sobretudo não “torrar” ao sol. Beber muita água e sorrir sempre!

UltraFeminina.pt – Complete a frase: Ser mulher é…

Ser mulher é… ter um papel activo na nossa sociedade. Seja através da nossa beleza, bom senso, doçura, seja através da maternidade, do trabalho e da nossa realização pessoal.

O site UltraFeminina.pt …

O site ultrafeminina.pt é um ótimo “jornal” feminino. Muito variado, com muitas rubricas de interesse para a mulher e que nos serve se consultado regularmente. Eu gostei.

Em nome de todas as suas fãs que são UltraFemininas, o nosso muito obrigado! 

por equipa UltraFeminina

equipa.ultrafeminina@gmail.com

 

Seguir a UltraFeminina

Gostou? Partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Em destaque

Artigos relacionados

O AMOR

Não é porque nos aproximamos do Natal que este tema deve ser debatido aqui no pasquim das Ultras. É sim, porque nos parece pertinente para