Educar não é uma tarefa fácil! – O que é o aconselhamento parental?

Educar os filhos é muitas vezes uma tarefa complicada e stressante. Não existem receitas ou livros de instruções sobre a criançada, pelo que educar e lidar com as diferentes fases de desenvolvimento pode-se tornar um desafio complexo para os pais. Muitos são os que sentem dificuldade em lidar com certas situações, se sentem sozinhos e desamparados, sem estratégias para gerir de forma saudável a sua relação com os filhos.

As questões que podem surgir são variadas: será que determinado comportamento é característico da fase de desenvolvimento e passará naturalmente? Ou é um comportamento problemático digno de outro tipo de atenção? Como parar com as birras diárias? Como lidar com a indisciplina ou com a oposição às regras estabelecidas pelos pais?

Perante todas estas dúvidas, devido à complexidade da tarefa de educar e à especificidade de cada criança/adolescente, é fundamental nos dias de hoje os pais beneficiarem de um aconselhamento parental que lhes permita desenvolver melhor as suas competências parentais e promover a confiança e segurança nas práticas que exercem.

O Acompanhamento/Aconselhamento Parental ao qual me proponho é mais do que uma ajuda que permite aos pais ganhar um maior auto-conhecimento. É ajudar a compreender melhor a relação entre as suas ações e os comportamentos dos seus filhos, prevenindo certos comportamentos-problema ou a resolvê-los quando surgem.

No fundo é contribuir para o desenvolvimento de uma relação saudável entre pais e filhos e para uma interação mais feliz e segura, base essencial para o desenvolvimento equilibrado das famílias.

Não hesite em contatar-me. Estou aqui para os ajudar ser os “melhores pais do mundo” e a ter os “melhores filhos do mundo”!

— por Drª Ana Rute Farinha

equipa.ultrafeminina@gmail.com


ultrafeminina.pt é mais que um endereço, é o nome da sua nova amiga, da sua nova atitude e do seu novo refugio secreto. Porque ser feminina não basta... é preciso ser ultra feminina!