Como organiza a sua ida ao supermercado?

Uma das muitas técnicas que adquiri ao longo do meu percurso para uma alimentação saudável é a de planear a minha ida ao supermercado antecipadamente.

Planear de antemão a ida ao supermercado é muito importante

Desta forma garanto que apenas me dirijo às secções necessárias e não encho o carrinho com guloseimas e tentações desnecessárias que não me trazem algum benefício nutricional.

No topo da minha lista encontram-se sempre os legumes, vegetais e frutas. Nesta secção não é necessário descriminar ao pormenor quais os que vão comprar uma vez que o ideal é chegarem ao supermercado e perderem-se nas cores, nos cheiros e nos produtos mais frescos. Confesso até que tenho o pequeno hábito de comprar alimentos que nunca tinha visto e que nem sei para que servem, para mais tarde em casa fazer uma pequena pesquisa e inventar pratos com os mesmos. Ainda nesta secção aconselho a procura de produtos sazonais (da época), uma vez que assim garantem menos probabilidade de pesticidas e alterações genéticas nos alimentos. Para aqueles com maior poder económico recomendo ainda a secção de produtos biológicos.

A escolha das carnes, peixes e acompanhamentos deve recair sobre esta primeira secção, tentem conjugar o maior número de verduras nos vossos cozinhados.

Prefiram os iogurtes naturais (não cremosos), não só por serem a escolha mais saudável mas também para misturarem com as frutas que lhes irão conferir sabor.

Na secção dos cereais experimentem a aveia ou os muesli que são mais ricos em termos nutricionais e podem ainda juntar ao vosso iogurte e fruta (fazem lanches saborosos e saudáveis) ou ainda com leite e canela.

Não se esqueçam das especiarias minha queridas, estas são sem dúvida uma boa forma de conferir mais sabor aos vossos cozinhados de uma forma natural, permitindo uma diminuição no consumo do sal e dos molhos menos saudáveis.

Ter uma alimentação saudável pode ser mais barato  se excluir por completo alimentos muito processados e/ou pré-confeccionados.

Ter uma alimentação mais saudável

Deixo-vos ainda três conselhos muito úteis:

 Na hora de ir ao supermercado façam-no de barriguinha cheia, o que diminui a vontade de comprar tudo o que lhes aparece à frente;

Não vão com o tempo contado, permitam-se a ter tempo de pensar no que irão cozinhar mais tarde, na conjugação de sabores e forma de confeccionar os alimentos;

Limitem-se inteiramente aos produtos que sabem que vos vão trazer riqueza nutricional, o vosso corpo e a vossa carteira irão agradecer mais tarde.

Happy family at the supermarket

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