POUPAR NA CONTA DA ELECTRICIDADE

POUPAR NA CONTA DA ELECTRICIDADE

O preço da electricidade tem vindo a aumentar de uma forma quase obscena e a nós não nos resta alternativa senão encontrar forma de contornar o problema, para reduzir a factura.

Mudar de hábitos inserindo pequenas rotinas novas pode não se reflectir logo no nosso bolso, mas faça bem as contas e vai ver que ao fim de alguns meses a poupança estará lá e você vai sentir-se muito orgulhosa.

Falando um pouco “à gaja” sabe sempre bem  pagar menos da sua factura… quem sabe se poupando um bocado aqui e outro ali não nos sobra mais para ir aos saldos!

É tão fácil carregar num simples botão ou interruptor que perdemos por completo a noção de que isso dará origem a que a nossa vulgarmente chamada “conta da luz”, nos surpreenda mais tarde com um valor mais alto que o esperado. É que quando o dinheiro não nos sai imediatamente do bolso, como numa compra directa de uma camisola ou no supermercado, perdemos mais facilmente a noção.

10 PEQUENAS IDEIAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

 1- DESLIGAR TUDO QUANDO VAI DORMIR OU AUSENTAR-SE.

À primeira vista pode parecer maçador, mas é um grande truque. Todos os aparelhos gastam energia, mesmo estando desligados. O simples facto de estarem ligados à tomada é o suficiente para que haja consumo. Embora seja muito pouco, ao fim de um ano e junto com outros pequenos desperdícios transforma-se em muito. Por isso, desligue da tomada os aparelhos que não têm necessidade de estar ligados. Faça isto durante a noite ou se a sua casa ficar vazia quando sai para trabalhar ou ausentar-se durante largas horas.

2- VERIFIQUE A SUA POTÊNCIA-CONTRATADA

 Esta é maçadora porque envolve alguma burocracia mas ter apenas a potência que necessita, vai ajudá-la a controlar a sua factura.

3- FRIGORÍFICO – O CONSUMIDOR SILENCIOSO

Existe pelo menos um em todas as casas e já está tão presente que até nos esquecemos dele. O frigorífico está ligado 24 sobre 24 horas por dia e isso torna-o num consumidor constante de energia. Evite abri-lo constantemente ou mais vezes do que aquelas que realmente precisa e procure que ele esteja o mais afastado possível de fontes de calor, porque o fazem esforçar-se mais para cumprir a sua função de refrescar, e consequentemente gastar mais durante esse esforço. Se puder ter um de classificação energética A++ tanto melhor pois podem economizar até 60% de energia.

4- TROCAR AS LÂMPADAS

Trocar as suas lâmpadas convencionais por lâmpadas economizadoras é um passo positivo na busca por uma redução da sua factura, porém se à medida que for precisando e que tiver a folga monetária para isso (podem ir desde preços inferiores a €5 até €20 ou mais) as substituir por lâmpadas de tecnologia LED pode poupar muito mais quer em consumo quer em durabilidade, diz-se que podem durar cerca de 10 anos, sendo que a PHILIPS já fala em duas décadas de durabilidade. Seja como for podem realizar uma economia de cerca de 80% em relação às lâmpadas incandescentes (cujo fabrico está proibido em toda a EU desde 2012) e são super amigas do ambiente. Pode encontrá-las em algumas superfícies comerciais como: AKI, IKEA, LEDLIVING, LEROY MERLIN. [Clique sobre os nomes para ver]

5- DESLIGAR OS CARREGADORES E TRANSFORMADORES

Não se esqueça do seu telemóvel a carregar horas sem fim… assim que estiver carregado, desligue-o da corrente e retire o carregador da tomada. O mesmo se passa com transformadores dos portáteis e por aí adiante. Usou, desligou da tomada. Há sempre consumo!

6- NÃO SE ESQUEÇA DA LUZ ACESA

Há pessoas muito iluminadas que quando vão andando pela casa deixam as lâmpadas de todas as divisões acesas e isso reflecte-se na factura mensal. Seja mais responsável e menos esquecida e ensine os seus filhos a fazer o mesmo. Tanto para si como para eles, os bons hábitos ficam sempre bem à pessoa… e à carteira! O mesmo acontece com as televisões a trabalhar quando ninguém está a ver televisão. Estes esquecimentos são dinheiro que salta da sua carteira sem que ninguém tire proveito dele.

7- MENOS APARELHOS = MENOS CONSUMO

A pergunta é: será que precisamos de todos os aparelhos eléctricos que temos? Eu apercebi-me disto nesta circunstância: eu gosto de beber sumo natural de manhã e todas as manhãs espremia 2 laranjas no meu espremedor eléctrico. Quando me dei conta do real desperdício que estava a fazer passei a fazer exactamente o mesmo, mas num manual. Isto pôs-me seriamente a pensar se tanta coisa eléctrica não mais é que uma ode à nossa preguiça. Há realmente pequenas peças de roupa que podemos lavar à mão, ou a loiça que não custa nada… e isto é só o inicio do raciocínio…

8- MÁQUINAS DE SECAR ROUPA

As máquinas de secar roupa são altamente consumidoras de energia. Por vezes dão muito jeito e a sua utilidade às vezes é inquestionável. Não nos podemos é esquecer que “às vezes” não é o mesmo que sempre e substituindo o “às vezes” por “excepcionalmente” pode fazer uma enorme diferença na nossa poupança. Mesmo quando chove muito lá fora deixe um estendal portátil na sua cozinha quando sai para trabalhar!

9-  AQUECIMENTO DA CASA

Há muitas formas de aquecer o nosso ambiente durante os dias frios e veja-se que no Inverno estima-se que 25% do valor da factura eléctrica diga respeito a esta parcela! Por isso, pondere se precisa de um ambiente tão quente (pois 2 ou 3 graus já fazem diferença no consumo dos ares condicionados) e durante tanto tempo. Pode desligar o seu aquecimento algum tempo antes de abandonar uma determinada divisão da casa, pois ela não arrefece instantaneamente. Se tem lareira, sirva-se dela e veja por exemplo, como é que pode tirar partido da sua nas restantes divisões da casa. Muitas vezes uma boa economia doméstica passa pelo uso inteligente dos recursos que temos, sendo que mesmo que tenhamos muito, o desperdício não é benéfico para ninguém.

10- JÁ FOI DITO MAS REFORÇA-SE: ACABE COM A LUZINHA VERMELHA ACESA

O tal Stand-by. Acabe com isso e retire mesmo TODOS os aparelhos que não precisam de estar ligados das tomadas.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis. Um uso racional e inteligente dos recursos beneficia tanto a natureza como a nossa carteira!

— por equipa UltraFeminina

equipa.ultrafeminina@gmail.com

Seguir a UltraFeminina

Gostou? Partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Em destaque

Artigos relacionados

O AMOR

Não é porque nos aproximamos do Natal que este tema deve ser debatido aqui no pasquim das Ultras. É sim, porque nos parece pertinente para