Até já Vivienne (Westwood)

Gostamos de ti Vivienne, sempre gostámos… nós, as Ultras, por este pequeno pasquim sempre admirámos a tua genialidade extravagante. O teu misto entre um punk rebelde, excêntrico e socialmente provador de consciências fascina-nos. Sempre nos fascinou! Mas há algo em ti de infantil e ingénuo. Muitas peças tuas o mostram, e as “tuas” Melissas são o carimbo disso. Há algo de sonhador em ti.

Em 2014, elogiámos essa tua experiência e parceria, num artigo que [re]convidamos agora à leitura.

https://ultrafeminina.pt/fashion-beauty/cute-plastic-dreams/

Clicar sobre a ligação

Mas hoje, neste artigo lembramos o encontro de duas personalidades singulares. Duas mulheres únicas e que marcaram o nosso século cada qual no seu papel, duas mulheres que por coincidência nos deixaram em datas tão próximas. Duas mulheres muito diferentes que se encontraram e conheceram. Recordamos o dia em que a Sua Majestade a Raínha Elizabeth II [21/Abril/1926 – 8/Setembro/2022] convidou Vivienne Westwood [8/Abril/1941 – 29/Dezembro/2022] à sua presença e a condecorou. Também recordamos o dia em que se conheceram duas senhoras que marcaram o seu próprio tempo e certamente deixam a sua marca para o futuro e o mundo. Tão antagónicas nas suas posturas, formas de estar e pensar… tão semelhantes na força interior com que desempenharam o papel de serem ELAS MESMAS. Tão semelhantes no poder que cada uma nas suas tão diferentes vidas desempenharam NO CAMINHO FEMININO.

Gosto MUITO desta foto abaixo… o absoluto conservadorismo de Elizabeth II literalmente de mão dada com o seu absoluto oposto, a irreverência e a rebeldia de Vivienne.

Como um espelho que reflete o outro lado de uma outra via paralela, igualmente importante… igualmente relevante… igualmente desafiadora… igualmente dinamizadora e que reflete o novo papel MUITO RELEVANTE das mulheres no mundo. Reconhecendo o valor, a dignidade e a relevância social uma da outra, numa mão que agarra a outra e uma balança que se equilibra na perfeição. Não se sentem ameaçadas uma pela outra, antes reconhecem a importância uma da outra.

DUAS SENHORAS…. Com um S muito grande…

Elizabeth II completou 96 anos e Vivienne 81. Viveram até ao último segundo das suas vidas. Aproveitaram cada minuto para viver. Esta é mais uma lição que nos deixam. A homens e mulheres. Mas sobretudo a nós, mulheres… que a idade tem o peso da perda da beleza da juventude e quase nos é imposto que nos apaguemos e deixemos de brilhar por “já não sermos novas”… somos quase empurradas para viver só em função da esfera familiar. Estas duas estrelas ensinam-nos o contrário. A sermos mulheres desde o primeiro dia das nossas vidas até ao nosso último fôlego. A deixar a nossa marca neste mundo até ao dia da nossa partida. A exercer o nosso papel social até ao fim. Velhos são os trapos… e no caso de Vivienne… nem os trapos esta mulher que foi uma força da natureza deixava envelhecer.

Também nós revisitámos o nosso artigo de 2014 evocativo da nossa Vivienne e do seu contributo inesquecível para a marca Melissa. Na altura elegemos as sandálias Lady Dragon, em azul celeste e hoje voltámos a fotografar com elas.

Tão femininas e delicadas, porém ao mesmo tempo tão irreverentes e singulares. Tão fortes e revolucionárias, mas na mesma proporção, sonhadoras, mágicas, com algum “je ne ce quoi” de uma ingénua infantilidade.

Continuam a parecer sapatos de brincar, de boneca até, atrevo-me a dizer… nos pés de mulheres crescidas. Lembrando-nos que somos tudo isto… o sonhar é coisa de mentes que se negam a envelhecer, mas lutar pelos sonhos é coisa de mulheres crescidas e maduras.

E é certamente destas coisas que as peças desenhadas por esta mulher genial nos relembram e nos inspiram.

Até já Vivienne… no final… todos iremos para o mesmo lugar. Obrigada por tudo o que nos deste.

ÉS LINDA!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Às terças por Mrs. Simple